Ponto da Muqueca em Fortaleza – a moqueca premiada

No bairro Vicente Pinzón, o Ponto da Muqueca oferece delícias do mar e mantém viva a tradição gastronômica de Fortaleza. Você vai se apaixonar por essa moqueca

Se você acha que Fortaleza é só praia e sol, prepare-se para uma surpresa deliciosa! No alto do Morro Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzón, existe um lugar onde a moqueca é a estrela do show e a vista é de tirar o fôlego. Estamos falando do famoso “Ponto da Muqueca” (sim, com “u” mesmo).

Mas deixa eu te contar um segredinho que vai tornar seu rolé ainda mais incrível: o Charta. Se liga!

O Charta (@chartalocal) é aquele amigo na viagem que todo mundo gostaria de ter, principalmente quando o assunto é descobrir lugares locais e incríveis! E você ainda ganha prêmios por isso. Sim, você leu certo. Foi com a gente, ganhou um prêmio! Simples assim. E adivinha só? O ponto da Muqueca que vou te apresentar hoje faz parte dessa rede de parceiros. 

Uma história de amor e moqueca em Fortaleza

Tudo começou com um casal apaixonado: Gelson e Solange de Freitas. A ideia inicial era simples: fazer uma moqueca para os amigos da vizinhança. “Vamos fazer uma só para agradar o povo aqui da rua?”, sugeriu Gelson. E assim, há décadas, nasceu o Ponto da Muqueca.

Hoje, o cardápio é um verdadeiro banquete do mar, com opções que vão além do prato que dá nome ao restaurante, incluindo peixe, camarão e também opções para “quem não é do mar”, como carne de sol e linguiça. Infelizmente, Seu Gelson nos deixou recentemente, mas o legado dele continua vivo e saboroso.

De portinha a ponto turístico de Fortaleza

O Ponto da Muqueca começou pequeno, na portinha de casa, com uma única panela de moqueca. Mas a demanda cresceu e, de repente, foi necessário colocar umas mesas para atender todo mundo. “De pouquinho em pouquinho, vendendo… Deu certo. Nos desfazemos de umas coisas nossas para construir onde estamos hoje”, relembra Solange.

Hoje, o restaurante é um ponto de encontro para gente de todos os cantos de Fortaleza, da Messejana ao Castelão, passando pela Maraponga. E não é só o povo comum que frequenta o lugar; políticos, ex-jogadores de futebol e até o ator Wagner Moura já tiveram a honra de provar esse tesouro escondido em Fortaleza.

Ambiente raiz aconchegante e com vista de cima de Fortaleza

Embora tenha salão, a experiência completa da refeição acontece ao ar livre debaixo das castanholeiras, com uma vista para Aldeota, coisa rara nesse ponto da cidade – para não dizer único. O visual é um espetáculo à parte.

Moqueca: especialidade da casa

“Vir aqui e não provar da moqueca é mesmo que não ter vindo”, diz Roberto Nascimento, irmão de Solange e um dos profissionais que atuam no Ponto da Muqueca. E ele não está exagerando, é um fenômeno. 

Outros pratos e entradinhas

Além da famosa moqueca, o cardápio inclui peixe cavala, camarão, carne do sol e calabresa. Aos domingos, a feijoada é a estrela. E para quem gosta de petiscar, as entradinhas seguem o roteiro universal dos botecos: bolinha de queijo, batata frita e a procurada macaxeira. E, claro, não pode faltar umas gotas de limão, uma pimentinha e uma cajuína gelada para completar a experiência.

Ah, mas e o Charta? Girando a nossa roletinha por lá você corre o RISCO de ganhar até mesmo uma meia moqueca! rs

Além disso, você pode ganhar um bolinho de carne de sol, uma garrafa de cerveja, um pastelzinho de carne de sol, ou um refrigerante de 1L. Só girando a sua roleta para saber, basta clicar aqui e ver como está a sua sorte hoje. 

Reconhecimento e prêmios

Em 2018, o Ponto da Muqueca foi homenageado pelo Governo do Ceará com o prêmio “Garfo de Ouro”, como referência na cozinha do bairro Mucuripe. Solange guarda com carinho o álbum de fotografias dessa noite especial, onde ela e Gelson receberam a placa das mãos do ex-governador Camilo Santana.

Desafios e Persistência

Mesmo com as dificuldades, como a inflação dos preços dos insumos e produtos, o restaurante mantém os mesmos preços durante um ano. “Nossos peixes não são congelados, chegam direto das jangadas”, garante Solange.

Então, se você está em Fortaleza e quer uma experiência gastronômica única, suba o Morro Santa Terezinha e se delicie com a moqueca do Ponto da Muqueca. E não esqueça de tirar uma foto com a vista deslumbrante ao fundo. Afinal, quem não quer um almoço com sabor e visual inesquecíveis?

Dias e horários de funcionamento do Ponto da Muqueca:

Terça à sábado de 10h às 14h;

Domingo de 10h às 17h.

Endereço:

Rua Pescador Chico Bindá, 233, Vicente Pinzon

Essa matéria foi originalmente escrita pelo Diário do Nordeste. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Temos preparado para você um outro texto, esse sobre Bares na Aldeota, bairro vizinho ao Ponto da Muqueca. Só clicar aqui que te levamos para lá.

Share the Post:

Notícias relacionadas